Junho Violeta é o mês para sensibilizar a sociedade para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa

O dia 15 de junho é declarado como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e o mês é conhecido como Junho Violeta. Desta forma, todo ano, mundialmente a data é marcada por eventos, que têm como objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, disseminando a ideia de que a violência é uma violação dos direitos humanos e não pode ser aceita como um fenômeno normal.

Em sua maioria, as agressões aos idosos partem do próprio âmbito doméstico, sendo agredidos física, verbal ou psicologicamente por parentes e cuidadores. Exemplo disso é que durante a quarentena, período em que o contato doméstico foi mais intenso, os números de ataques contra a pessoa idosa subiram significativamente. As violências se apresentam de variadas formas: física, moral, financeira, sexual, psicológica, abandono, negligência, maus tratos, entre muitas outras.

O problema da violência contra a pessoa idosa é muitas vezes um mal silencioso e escondido, dificultando seu combate. Por isso, a melhor forma de lutar contra esse problema é quebrar o silêncio e denunciar aos órgãos competentes. Se você é idoso e sofre maus tratos, procure a delegacia de polícia mais próxima. Se você conhece alguém que vive esta situação, entre em contato com: Disque 100.

A Secretaria de Assistência Social de Urubici (CRAS e SMC), realizaram a Campanha Junho Violeta - Marcas, só as do tempo! A campanha contou com a divulgação dos serviços oferecidos pela Assistência Social de Urubici, através de faixas e cartazes em vários pontos da cidade.

"O objetivo da Campanha é sensibilizar e mobilizar a sociedade para a prevenção e conscientização da violência contra a pessoa idosa, visando a sua valorização, a mudança de atitudes e o repúdio aos atos de violência praticados em desfavor da pessoa idosas", explica o Coordenador do CRAS, Robson Pereira.

Confira a galeria de imagens da campanha.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Josi Menegaz

Data de publicação: 25/06/2021

Créditos: Josi Menegaz

Compartilhe!