Urubici e a Serra Catarinense receberam nesta segunda-feira: - Plano Regional de Turismo; - Liberação do Governador do Estado para pavimentação do último trecho da Serra do Corvo Branco; - Ordem de serviço para execução do Projeto Cidade + Eficiente.

A Prefeita de Urubici, Mariza Costa, o Vice-Prefeito Dilmo Folster, juntamente aos vereadores da Câmara Municipal, participaram nesta segunda-feira (31), de três momentos importantes para Urubici e Serra Catarinense.

Na Assembleia da Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana), que aconteceu na Casa de Cultura em São Joaquim, Urubici juntamente aos municípios Serranos, receberam o Plano Regional de Turismo da Serra Catarinense, realizados com recursos de emenda da Deputada Federal Carmen Zanotto.

O Plano Regional de Turismo tem como objetivo, promover o desenvolvimento sustentável do turismo da Serra Catarinense, valorizar a interação do turista com a região, fomentar o empreendedorismo e ampliar a experiência turística.

Além do presidente da Amures, prefeito Tito Freitas e demais prefeitos da região, participaram do evento o Coordenador Estadual de Turismo do SEBRAE - Alan David Claumann, os Deputados Estaduais, Marcius Machado, Volnei Weber, Ana Campagnolo e Paulinha. A Representante da EMBRATUR para o Sul do Brasil, Julia Zanatta e o Presidente do CONSERRA, Elizeu Farias.

Após a Assembleia da Amures, ocorreu a recepção do Governador Carlos Moisés para a assinatura do edital para a tão desejada e esperada pavimentação do último trecho da SC-370, entre Grão-Pará e Urubici, na Serra do Corvo Branco. Trata-se de uma obra com 9,4 quilômetros de extensão, com investimento previsto de R$ 40,8 milhões.

A licitação ocorrerá por meio de um Regime Diferenciado de Contratação (RDC), no qual a empresa vencedora terá um prazo de 18 meses para concluir os trabalhos.

Na visão do governador Carlos Moisés, a pavimentação do trecho será um importante vetor para o desenvolvimento tanto da Serra quanto do Sul do Estado.

“Essa é uma obra esperada pelos catarinenses. Era um compromisso do nosso Governo, junto com todos os parlamentares da região. O turismo vai ser muito beneficiado, pois a acessibilidade é essencial para esse setor. Hoje nós já temos um grande fluxo na Serra do Corvo Branco, mas isso será potencializado com a chegada do asfalto”, afirma o governador.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, conta que o processo licitatório deve levar de quatro a seis meses para ser concluído. Segundo ele, a intenção do Governo do Estado é que as máquinas já estejam na pista ainda este ano.

E para finalizar o dia, o Governo do Estado, a Celesc, o Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama) e os municípios de Urubici, Urupema, Rio Rufino, Painel e Bocaina do Sul assinaram nesta segunda-feira, 31, a ordem de serviço para a execução do Projeto Cidade + Eficiente.

A iniciativa, aprovada em Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética da Celesc e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), prevê ações para a modernização do parque de iluminação urbana da região. A assinatura do documento permite colocar em prática os conceitos de sustentabilidade e eficiência energética na gestão da iluminação pública das cidades catarinenses.

 O projeto nos 5 municípios, orçado em R$ 1,2 milhão, prevê a troca de 1.266 luminárias ineficientes nos 5 municípios, o que representa uma economia de 508 MWh/ano de energia por ano aos cofres públicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Urubici – Josi Menegaz

Data de publicação: 31/05/2021

Compartilhe!