Enfermagem, profissão que exige habilidades técnicas, conhecimento científico e muita humanidade. É isso que faz da Enfermagem uma área tão admirada.

No dia 12 de Maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, nesse mesmo tem início a Semana da Enfermagem. Essa data foi instituída em homenagem à Florence Nightingale (1820-1910), nascida neste mesmo dia, e considerada a mãe da enfermagem moderna. A semana em comemoração a enfermagem segue até o dia 20 de maio, considerado o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, data em que faleceu Ana Néri, mãe da enfermagem brasileira.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiram que 2020 é o “ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia”, o qual foi designado pela Assembleia Mundial da Saúde em 2019. Este marco comemorativo tem o objetivo de reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo, bem como defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

A Enfermagem, também chamada de “arte de cuidar” é uma profissão elaborada, cercada de aspectos humanos, técnicos e científicos.

É preciso valorizar a cada dia mais o profissional da enfermagem, pois ele (a) está inserido nos processos de atendimento dentro das instituições de saúde, pois desempenhando um papel vital na prestação de serviços essenciais de saúde em todos seus níveis de atenção, sendo considerado o coração da organização.

“Os profissionais da enfermagem são aqueles que, com suas mãos, cuidam e trazem esperança e tranquilidade a todos nós. Quero parabenizar todos por essa data e agradecer por essa grande missão de cuidar das pessoas de Urubici, ainda mais neste momento que nosso país se encontra”, declara a prefeita.

Data de publicação: 12/05/2021