O serviço de notícias da China, Pequim, 23 de agosto (repórter Li Chun) A espada de Nurhachi se transformou em um pauzinho duplo, ajudando o "cerco da cidade" na mesa; de letras, tornando -se uma pintura antiga de "Singing" na música da coleção ...
Quando essas figuras históricas e coleções de relíquias culturais "fora do círculo", você sente que aqueles que dormem há muitos anos estão realmente "vivos"?
O surgimento de produtos culturais e criativos não apenas "vive" mais e mais recursos históricos e culturais, entra nas casas das pessoas comuns, mas também permite que mais pessoas entrem no museu e sintam o alimento e a ressonância trazidos pela cultura chinesa.Por outro lado, quando os museus subiram por muitos anos e seus produtos surgiram sem parar, como mantê -lo vitalidade é uma questão de atenção no setor e no mercado.
Hoje em dia, cultural e criativo se tornaram o novo "padrão" do museu
Produtos culturais e criativos e IP cultural agora são um tópico que não pode estar por perto quando se fala sobre o museu.Alguns relatórios da indústria mostram que, em 2019, o tamanho do mercado de produtos culturais e criativos chineses excedeu 74 bilhões de yuans, dos quais o tamanho do mercado de produtos culturais e criativos dos museus era de quase 7,8 bilhões de yuan.Muitos museus culturais e criativos também surgiram da marca, como a cultura da cidade proibida e a criativa, a Guobo Cultural e Creative etc. têm uma boa imagem de marca e benefícios econômicos.
Os repórteres da China News Service vasculharam e descobriram que os campos da iluminação cultural e criativa no museu podem ser descritos como uma variedade de e estão envolvidos em roupas, comida, moradia e transporte.Por exemplo, o popular café de esquina adiciona um local de perfuração vermelho para turistas que se referem entre as paredes vermelhas e os azulejos amarelos, mas também a delícia de "Qianli Jiangshan Roll" e "Kangxi's Favority Chocolate". juventude juvenil.
Para outro exemplo, os "Choqueiros de espada Khan King", lançados pela cidade proibida de Shenyang, são baseados nas relíquias culturais nacionais de primeira classe Nurhachi Royal Sword.A bainha dos pauzinhos é um produto de silicone sem risco.O punho também pode ser usado como um pauzinho.Puxando os "pauzinhos de espada" na mesa de jantar, você pode imaginar como a "espada da espada".
Além dos produtos físicos, os produtos virtuais também são um destaque da cultura e criativa do museu.Tomando a criação cultural e criativa da Cidade Proibida como exemplo, não apenas projete o conjunto de marcadores inchados, o batom de Lotus Bag e a decoração da besta suíça, mas também lançou o papel de parede de coleção da cidade, "Changyou Duobao Pavilion" Applet, Applet, Applet, Jogo "Pocket Palace Merist", etc. Uma série de produtos culturais e criativos virtuais aprimorou bastante o senso de existência de museus cultural e criativo na era digital. betway com casino
Dos objetos reais que podem ser vistos à criatividade visível, do posicionamento funcional ao sabor cultural, da expressão interessante à conotação cultural rica, por trás dos "novos" produtos contínuos são os "top -up de história e cultura do museu para passar a história e a cultura Coração".Mais e mais produtos culturais e criativos saíram da porta do museu e "vivem" para a vida cotidiana das pessoas comuns.
Zheng Yi, professor do Departamento de Relíquias Culturais e Museu da Universidade Fudan, acredita que a chave para os recursos culturais e culturais do museu "viva" é "ter histórias e cultura", e seu desenvolvimento ou design deve "obter inspiração Da coleção ".Isso também aponta se o trabalho de pesquisa por trás do museu está em vigor, incluindo se é baseado na perspectiva do público, investigando o público e suas necessidades; de outras unidades.
Postagem técnica: como a história "ao vivo" cultural e criativa?
Uma das análises específicas de como os produtos culturais e criativos do museu "Live", um dos quais se concentra na praticidade dos produtos culturais e criativos.
A cultura do museu de hoje envolve todos os aspectos de roupas, comida, moradia e transporte.No entanto, a praticidade reside não apenas em objetos reais, mas também produtos invisíveis, como assistir a aplicativos, atividades participantes, programas de cenário, programas de áudio e vídeo em rede etc. e refletir valor em diferentes dimensões de online, offline, físico e serviços.
Xiao Ruudan, gerente de marca da Tencent, que está envolvido em trabalhos culturais e criativos há muito tempo, disse a um repórter do Chinanews.com que a chave para a "vida" do cultural e criativo do museu é expressar O conteúdo da cultura tradicional de uma maneira que os jovens gostem.A praticidade dos produtos culturais e criativos é relativamente ampla, o que se reflete no uso de objetos físicos, mas também no nível espiritual.
Por outro lado, o design de produtos culturais e criativos no museu também visa o padrão "popular".É relatado que, no final de julho, um conjunto de brinquedos culturais e criativos de caixa cega com as relíquias culturais da máscara de Sanxingdui como o protótipo do Museu Sanxingdui em Sichuan, um total de 6 imagens, o design inspirado em diferentes relíquias culturais.
De fato, muitos museus de desenvolvimento cultural e criativo foram investidos nessa tendência de caixa cega, incluindo a caixa cega "Tianlong Babu" do Instituto de Pesquisa de Dunhuang, a caixa cega arqueológica do "tesouro perdido" do Museu Henan e Tang Niu's Criatividade criativa das caixas cegas do Museu Xi'an e assim por diante.Com a caixa cega atualmente popular como ponto de partida, muitos museus esperam abrir o mercado e criar um IP cultural e criativo.
Uma análise mais aprofundada, os produtos culturais e criativos do Museu "Vivo" precisam ter pelo menos dois fatores.Primeiro, os produtos culturais e criativos são suficientes para representar os recursos de coleta e a orientação do valor cultural do museu e refletir a histórica e a cultura transportadas pelas próprias relíquias culturais.Xiao Rudan também disse que os produtos culturais e criativos não podem violar o núcleo espiritual do patrimônio cultural, mas usam expressões mais populares e modernas para transmitir seu valor histórico e cultural original.
Segundo, o cultural e criativo do museu não é muito para promover arte e serviços, é melhor transmitir um estado de vida.Se a criatividade cultural quer realmente entrar na multidão, não podemos apenas satisfazer a simplicidade dos padrões de pintura antigos em lenços, quebra -cabeças e copos, mas precisamos combinar recursos culturais com as necessidades reais da vida.
Dan Xiangxiang, ex -reitor do Museu do Palácio, falou sobre o Museu Cultural e Criativo de que ele deve observar a vida real das pessoas em detalhes, incluindo algumas necessidades culturais dos jovens hoje e combinará recursos culturais com as necessidades reais das pessoas. e produtos criativos.
Zheng Yi acredita que "manter os recursos culturais" e "atender às necessidades do público" não são contraditórios. , mas perdeu o valor central, e o público não pagará.
Como os museus culturais e criativos mantêm a vitalidade?
Era uma vez, as lembranças uniformes da loja do museu fizeram turistas visitarem e não desejaram parar por um longo tempo, e o aparecimento de produtos culturais e criativos mudou esse constrangimento.O atual museu cultural e criativo também deve ser considerado considerado para evitar repetir os erros do ano. betway com casino
Por exemplo, muitos museus e pontos cênicos turísticos se tornaram novos "artefatos" para os turistas tirarem fotos e cartões de perfuração, mas seguem a imitação, a falta de inovação e o mau gosto.Alguns analistas apontam que o desenvolvimento de produtos culturais e criativos é fácil de entrar no desenvolvimento de baixo nível, desenvolvimento extensivo e imitação uniforme de "círculos estranhos".
Os produtos culturais carecem de qualidade e dano os rostos de cada museu; .. "Fire" produtos culturais e criativos ainda precisam "pensar friamente" se você quiser reputação.
"Embora o momento do desenvolvimento seja bom, o desenvolvimento de produtos e serviços culturais nos museus do meu país geralmente está em sua infância". Serviços em si, o museu também deve ter a partir das duas dimensões de "Inside the Museum" e "Fora do Museu", eles distinguem os produtos e serviços dos mercados apropriados que são fornecidos em diferentes estágios.
Ao mesmo tempo, é necessário compensar a falta de talentos de desenvolvimento e negócios, ou seja, aqueles que entendem o trabalho e o desenvolvimento e o desenvolvimento do museu."Atualmente, a maioria dos museus não possui equipes ou departamentos especiais em áreas relacionadas. Mais importante, não há canal para a cooperação".
Na visão de Xiao Ruudan, seja combinada com o atual conteúdo cultural e criativo ou o serviço de design -ferramentas orientadas para o museu, "Mudar para Online" será uma direção importante do desenvolvimento futuro do cultural e criativo do museu da terra na vida faz as pessoas prestarem mais atenção à história e à cultura. betway com casino
Ela também apontou que os museus culturais e criativos precisam ser desenvolvidos com base na proteção das relíquias culturais digitais.Como manter as relíquias culturais e os monumentos históricos e se espalhar ainda mais, permitir que mais pessoas se lembrem dessas relíquias culturais e entendam o significado histórico que representa. de desenvolvimento cultural e criativo do museu no futuro.
É difícil atingir os objetivos acima, confiando apenas no poder do museu, e a extensa participação dos recursos sociais é particularmente importante.Várias opiniões sobre o desenvolvimento de produtos culturais e criativos pelas unidades de relíquias culturais oficiais lançadas anteriormente antes também apontaram que promover o desenvolvimento de produtos culturais e criativos, para incentivar e orientar as forças sociais a participar e promover a herança, espalhar e compartilhar de recursos culturais excelentes. betway com casino
Liu Hui, editor -in -Chief of the Profidden City Publishing House, escreveu que os recursos de IP do museu só podem expandir a influência cultural, ajudar o desenvolvimento industrial e criar valor econômico.
Zheng Yi apontou que a fraca consciência dos direitos de propriedade intelectual de Wenbo também é uma das deficiências que restringem a vitalidade dos culturais e criativos do museu.A propriedade intelectual é a base para o desenvolvimento de produtos culturais e criativos e produtos que não são protegidos pelos direitos de propriedade intelectual não são vitalidade.A China deve fortalecer a pesquisa sobre proteção de propriedade intelectual para museus culturais e criativos culturais e criativos culturais e criativos e estabelecer um sistema de proteção de propriedade intelectual para a concorrência no mercado.(sobre)